Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - História/Caicó

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - História/Caicó

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa


  Na noite do dia 27 de outubro, o grupo de mídia foi a escola EECCAM, para dá uma aula sobre a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa.
A aula era destinada aos alunos do 3 ano, mas a presença maior foi dos alunos do 1 ano. Os alunos participaram bastante da aula, primeiro eles montraram um mapa conceitual sobre o assunto e logo após nos iniciamos nossa explicação sobre o tema.
Com a ajuda do retro-projetor, colocamos alguns transparências com tópicos, falando sobre os motivos que levaram a guerra, quais países participaram, como terminou e também como aconteceu a Revolução Russa.


Também contamos com uma convidada Especial, a aluna Ilana Kelly, que cursa o 6º período de História. Ela trouxe algumas curiosidade sobre a Revolução Russa.
O Grupo de de Mídia agradece a presença de Ilana e de todos os alunos que participaram da aula. E contam com a presença de todos nos próximos encontros.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Nos adicione no Orkut e no Twitter

Para nos manter mais "intimos", criamos um perfil no orkut e no Twiter quem quizer é só adicionar que vai se bem aceito.
O endereço do ORKUT é: www.orkut.com.br/main#home?rl=te

já o endereço do TWITTER é: http://twitter.com/pibidhistcaico

Encontros na EECCAM

Olá pessoal, para mantêr ols alunos mais integrados das nossas ações, o blog vai começa infomar quando vai serão os proximos encontros e para quais séries.
Também vai relatar como foi a experiência da aula com a turma, durante as atualizações buscaremos colocar fotos dos encontros.

EM BREVE NOVAS ATUALIZAÇÕES.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

IX Semana de História e II SEPE

Durante os dias 18 a 22 de outubro de 2010, interrompemos nossas atividades na EECCAM,pois estávamos participando da IX SEHIS e do II SEPE.

Para maior divulgação do nosso projeto, nossas apresentações foram divididas, ou seja, alguns grupos fizeram oficinas, outros comunicação oral e apresentação de pôster, isso para que pudéssemos espalhar para toda universidade como é feito o nosso trabalho, onde atuamos e qual nossa intenção do PIBID.

Os grupos de Jogos didáticos e mídia apresentaram oficinas, ambos os grupos escolheram temas diferentes para explicar seus trabalhos.

O grupo de Jogos, através dos jogos da linha cronologica e do jogo da trilha, exemplificaram a Idade Média. Também propuseram para os participantes da oficina darem dicas de jogos e temas diferentes que poderiam ser utilizado no nosso trabalho na escola.

Já o grupo de Mídia, através do recursos audiovisuais e da música, falaram sobre a Ditadura militar. Para dinamizar a oficina, foi dado aos participantes letras de músicas referentes a Ditadura, para que eles analisarssem e discutissem com os outros integrantes da oficina.

Já os grupos de Imagem e Leitura apresentaram comunicação oral, ambos falaram como é feito o trabalho na EECCAM e como que eles utilizam a leitura e as imagens para dinamizar a aula , echamar a atenção dos alunos.

Outro grupo, apresentou o resultado do questionário feito na EECCAM, essa exposição foi feita através de dois pôsteres que traçavam o perfil socioeconomico dos alunos da escola. A esse trabalho era atribuido nota, o grupo atingiu a média de 9,6, isso em decorrência da belissíma apresentação.

Por todo nosso empenho e dedicação nesses eventos, gostaria de parabenizar a todos que fazem o PIBID História pela maturidade e autonomia ao executar o planejamento.

sábado, 23 de outubro de 2010

Perfil sócio-econômico dos Alunos da EECCAM

Cerca de 60% dos alunos da EECCAM residem em casa própia, a renda familia é entre um e dois salários minimos, e 70% dos alunos não contribuem para a renda família.


No que se refere ao interesse dos alunos em relação a disciplina de História, a maioria dos alunos do ensino médio, cerca de 60% disseram que é importante para sua formação educacional.


Eles acham que para melhorar o entendimento da disciplina, os professores deveriam utilizar outros recursos, como propor pesquisa (para 21% do alunos), dinâmica de grupos (para 25%) e 19% dos alunos dizem que a aula expositiva por si só é sufuciente para entender tal discipina. quanto aos recursor audio-visual


Os alunos ainda reponderam quanto a seu gosto musical, o forró foi apontado por 31%, pagode por 21%,rock por 14%, MPB por 10% e Outros ritmos por 24%.

De volta

Após um longo periodo sem atualizar as notícias, o Blog do PIBID, volta a fazer atualizações e tráz notícias da nossa participação na IX SEHIS e II SEPE.