Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - História/Caicó

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - História/Caicó

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Livro-digital "Mídias em Sala de Aula"

Estamos disponibilizando para download, o Livro-digital organizado pelos bolsistas do PIBID, como resultado da nossa Oficina "Da sala de aula à sala de bate-papo: a mudança do espaço educacional na era informacional", que reune textos dos participantes da referida Oficina, sobre as possibilidade de utilização das mídias em sala de aula.


Faça o download do "Mídias em Sala de Aula" AQUI
Agradecemos a colaboração do amigo @heldermacedox

sábado, 24 de setembro de 2011

Cine & História

A próxima atividade do Cine & História estará exibindo o Filme "Carlota Joaquina";

RESUMO: A morte do rei de Portugal D. José I em 1777 e a declaração de insanidade de D. Maria I em 1972, levam seu filho D. João e sua mulher, a espanhola Carlota Joaquina, ao trono português.
Em 1807, para escapara das tropas napoleônicas, o casal se transfere às pressas para o Rio de Janeiro, onde a família real vive seu exílio de 13 anos. Na colônia aumentam os desentendimentos entre Carlota e D. João VI.

Para saber mais, acessem o HISTORIANET

sábado, 17 de setembro de 2011

Atividade envolvendo a "Descoberta" do Brasil elege melhor resposta entre os alunos

Atividade desenvolvida na EECCAM sobre a "descoberta" do Brasil, elege entre os alunos a melhor resposta para a seguinte pergunta:

Quais os motivos que fizeram de Portugal a nação pioneira no quesito das navegações que desencadeou a "descoberta" do Brasil?

Resposta 1: A busca de especiarias

Resposta 2: Portugal já era um país centralizado politicamente, com isso, com a aproximação do mar, fez com que eles enviassem as grandes navegações, além da procura por especiarias.

Resposta 3: Portugal foi a grande pioneira das grandes navegações pelo fato de já existir o poder centralizado (Estado moderno) e pela necessidade de superação da crise.

Resposta 4: O interesse

Resposta 5: Pois eles venderiam ou trocavam os excedentes de produção por produtos que eles precisavam.

Resposta 6 (vencedora!): 1º) Posição geográfica (Península Ibérica); 2º) Escola marítma de Sagres; 3º) Busca por especiarias e novos caminhos para as Índias, pois o caminho normal estava sobre controles dos ingleses e Portugal gastaria mais com impostos do que com o lucro vindo das especiarias; 4º) Busca por novos mercados consumidores.

Resposta 7: Portugal foi um dos primeiros a se modificar. As suas buscas por metais preciosos.

Atividade desenvolvida pelos bolsistas Mirian, Ana Paula e Nikolay Gonçalves.

Fotos da Oficina "Da sala de aula à sala de bate-papo: a mudança do espaço educacional na era informacional"














sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Avaliação da Oficina "Da sala de aula à sala de bate papo: a mudança do espaço educacional na era informacional"

Espaço aberto para a avaliação dos participantes da Oficina promovida pelo PIBID/História no III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do CERES/UFRN, intitulada "Da sala de aula à sala de bate papo: a mudança do espaço educacional na era informacional".

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PIBID promove Oficinas no III SEPE do CERES

O PIBID/História vai oferecer duas Oficinas durante o III SEPE em Caicó/RN. Acompanhe a programação das Oficinas e participe!

Tema: Da sala de aula à sala de bate papo: a mudança do espaço educacional na era informacional
Ministrantes: Prof. Dr. Emerson Neves da Silva, Deyvid Anderson Alves Medeiros, Lêda Mayara Alves da Silva, Lucélia da Silva Souza e Monielle Medeiros Mariz.
Horário: 07h30min às 10h30min
Sala: Laboratório de Informática BSI
Número de Vagas:  30

Tema: A interdisciplinaridade na história em quadrinhos
Ministrante: Gizelle Karine de Medeiros Dantas
Horário: 07h30min às 10h30min
Sala: 04 Bloco A
Número de Vagas: 40

O PIBID de História também estará apresentando trabalhos científicos e relatos de monitoria:

Trabalho científico:
O uso dos recursos midiáticos como meio facilitador-dinamizador no Ensino de História: um relato das experiências de atividades desenvolvidas na EECCAM em Caicó-RN - Lêda Mayara Alves da Silva, Deyvid Anderson Alves Medeiros, Lucélia da Silva Souza e Monielle Medeiros Mariz

Relatos de Monitoria:
- O uso de iconografias no ensino de história - Gleice Linhares de Azevedo
- Mídia, o mundo real na sala de aula - Lucélia da Silva Souza

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE

Do dia 12 a 16 de setembro de 2011, realiza-se nos campus de Currais Novos/RN e Caicó/RN, da UFRN, o III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O evento é voltado para todos os cursos que o CERES/UFRN oferece, e busca refletir momentos de ensino, pesquisa e extensão, pautados numa ótica interdisciplinar.

Abaixo a programação de algumas atividades voltadas para a área de História:

Mesa-temáticas

Tema: Religião, Religiosidade e Política
Palestrantes: Prof. Joel Carlos de Souza Andrade, Prof. Lourival Andrade Júnior e Profª. Jailma Maria de Lima
Horário: 07:30h às 10:30h (14/09/2011)
Auditório: Aranhão
Número de Vagas: 100

Tema: Nova História e Novos Historiadores do Seridó
Palestrante: Prof. Muirakytan Kennedy de Macêdo
Horário: 07:30h às 10:30h (15/09/2011)
Auditório: Aranhão
Número de Vagas: 100

Tema: História, Família e Sexualidade
Palestrantes: Prof. Ubirathan Rogério Soares, Prof. Helder Alexandre Medeiros de Macedo, Profª. Virgínia Kelly de Souza C. Dantas, Artur de Medeiros Queiroz e  Veruska Karla Souza C. Dantas
Horário: 19h às 22h (15/09/2011)
Auditório do CERES
Número de Vagas: 100


Informações importantes:

As inscrições são gratuitas, e a programação você pode ter acesso em SEPE 2011
As inscrições de Oficinas e Mini-cursos serão feitas no início dessas atividades, não havendo, portanto, inscrições prévias para isso.
Para inscrever-se na modalidade "Participação Geral", acessem o link abaixo e preencha com seus dados: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/inscricoesOnline