Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - História/Caicó

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - História/Caicó

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Gênero e Música





Há muito tempo na história, a questão da sexualidade e das relações de gênero vem sendo vistas sob diversas perspectivas. Do o assunto ser trancado no quarto do casal até este mesmo assunto ser posto em discurso, percebemos as muitas maneiras como a sexualidade foi tratada.

Quanto às relações de gênero (homem e mulher) e mais especificamente das sexualidades (heterossexualidade, homossexualidade, travestismo), tais questões vêm desde o surgimento do homem permeando a História através das relações de afetividade, de parentesco e de trabalho.

É nessa perspectiva, observando tais relações de gênero, que pretendemos trabalhá-las, tendo como mecanismo de abordagem a música, partindo do pressuposto de que ela reflete determinados aspectos da sociedade (NAPOLITANO, 2005): ilustra determinados eventos, apresenta agentes históricos e dinamiza o processo de ensino-aprendizagem, chamando a atenção que visamos enxergar como tais questões são percebidas na dinâmica escolar.

PARA SABER MAIS, LEIA:

- História Sexual da MPB: a evolução do amor e do sexo na canção brasileira. (Rodrigo Faour)

- História e música - história cultural da música popular (Marcos Napolitano)

*Texto apresentado na atividade de encerramento do período letivo - 2010 da EECCAM, em que alunos apresentaram paródias e poesias, relacionando-as ao amor, ao gênero e à história.

Um comentário:

  1. bem pertinente o texto, uma vez que ao meu ver, de um ponto de vista acadêmico, bem como, pessoal as sexualidades, seus surgimentos e modificações parecem visivelmente compor o proprio tecido da vida.

    ResponderExcluir