Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - História/Caicó

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - História/Caicó

domingo, 14 de novembro de 2010

Grupo de jogos didáticos em atuação

Jogos didáticos- PIBID

Entende- se jogo didático uma atividade lúdica, com o intuito de desenvolver atividades físicas ou mentais em sala de aula, aliando conteúdos e descontração no momento do ensino aprendizagem. Essa é a tarefa dos jogos: atrair alunos para o ensino de história através daquilo que lhes seja agradável, levando em consideração uma geração que está ligada ao movimento, a transformação e a velocidade, constantes e permanentes na vida desses jovens. Assim, os jogos passam a atribuir conhecimento e descontração, ao mesmo tempo em que ensina. Ora, o aluno se sente motivado quando sente que esta hábil a defender determinados conteúdos, e no momento em que lhes é provocada uma situação de domínio de conteúdo sua desenvoltura é posta em prática. Aprofunda-se no momento em que está competindo entre seus colegas, à disputa de saberes acirra o desejo do conhecimento. Assim, a dinâmica a que são inseridos permanece como instrumento de conhecimento de provocações sob seus domínios intelectuais.

Sendo assim, os jogos vêm a estreitar os laços entre o que se deve ser estudado e as formas agradáveis de repasse de conteúdos, onde os futuros professores devem mostrar prática de conhecimento, aproximando- se das exigências do novo público estudantil.

Portanto, a experiência que o PIBID vem a estabelecer na formação desses docentes acarreta em uma mudança no curso tradicionalista nas salas de aula, enriquecendo as bagagens metodológicas de futuros professores, desembaraço na relação educacional aluno professor e o contato com a realidade escolar nacional, além de proporcionar cargas extras de conhecimento no educando, que, muitas vezes se encontra disperso da disciplina tida como desinteressante por sua complexidade e singularidade por conta do seu elevado grau de exigência em leituras e interpretações, o que leva muitas vezes o aluno a praticar a "decoreba".

Partindo desse pressuposto, as atividades são baseadas em dinâmicas de grupo, explorando o conhecimento e a capacidade de interpretação dos estudantes, o que permite que o sucesso do trabalho seja atingido de forma positiva, levando conhecimento em forma de brincadeira e atribuindo aberturas para discussões e questionamentos, como pode ser observado nos registros fotográficos abaixo.


 


 


 




Acima, fotos da aula do dia 02/09, primeira visita dos jogos didáticos na escola apresentando o Jogo da Cronologia. Neste dia estiveram presentes na atividade uma faixa de 15 á 20 alunos.


 


Acima, a foto do encontro com o 1º ano no dia 21/09 com o conteúdo de Egito e Mesopotâmia onde foi apresentado o jogo das palavras cruzadas


 


Acima, foto da visita a turma do 2º no dia 05/10, aplicando como podem perceber as palavras chaves.


 


Acima, turma do 1º ano, quando o grupo foi a noite aplicando o jogo das palavras cruzadas, como pode perceber, houve a participação de 10 alunos, dia 21/09.


Acima, os dois alunos do 2º ano que apareceram nesta noite, foi uma aula super proveitosa, onde pode ser aplicado também o jogo das palavras cruzadas, dia 05/10.

Subgrupo jogo didático:

Cesyanne Medeiros Soares, Laisa Fernanda Santos de Farias, Lígia Mariane Costa Soares, Thamara Juliana Macêdo Costa.


Este é o nosso subgrupo presente nas atividades na escola.

Um comentário:

  1. É ficou bem legal em relação a conteúdo e tudo mais, parabéns a todos.

    ResponderExcluir