Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - História/Caicó

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - História/Caicó

domingo, 21 de novembro de 2010

O uso do jogo da trilha em sala de aula.

No dia 19 de novembro de 2010, o grupo de jogos didáticos entra mais uma vez em ação. É levado para o primeiro ano de ensino médio um jogo confeccionado pelo grupo, batizado de jogo da trilha. Nesse jogo os alunos são convidados a entrar no contexto histórico, desenvolvendo através dessa atividade a habilidade de domínio, além de expor durante boa parte do jogo seus questionamentos e participando ativamente do curso da aula.

IMG326-01.jpg

Trilha em uso (aluna do primeiro ano participando do tabuleiro, o que não isenta a participação dos demais alunos)

O jogo surgiu a partir da idéia de adaptação dos tradicionais jogos de tabuleiros, diferenciado pelo fato de o aluno se por como peça do jogo, uma vez que sua estrutura em tamanho real possibilita seu uso dessa forma. O jogo não tem como objetivo a competição entre os estudantes, mas a provocação de questionamentos e a atenção dos alunos voltada totalmente para a atividade.

A primeira utilização ocorreu durante o IX SEHIS e o SEPE, eventos ocorridos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campos CERES durante a semana de 18 a 22 de outubro simultaneamente. A proposta então foi lançada como experimento e proposta para salas de aula no ensino de história, e a partir da aceitação no evento sua utilização saiu das idéias e partiu para a prática docente como proposta lúdica para o ensino na escola EECCAM.

.SDC14554.JPG Primeira utilização do jogo da trilha(IX SEHIS-19/10/2010

O tema inserido na metodologia para os alunos da EECCAM foi Império Muçulmano. A estrutura da aula seguiu da seguinte forma: atividade dinâmica para aproximação com os alunos, abordagem sobre o tema para diagnosticar as dificuldades do assunto perante o assunto, exposição de dúvidas e questionamentos sob orientação dos bolsistas, aplicação da metodologia e esclarecimento de curiosidades.

Tendo esse parâmetro vemos que a estrutura da aula sofre uma mudança brusca, onde o aluno não se torna presente apenas para reter absorver informações, mas também como agente da própria aula, uma vez que suas dificuldades são expostas e o trabalho se dedica a essas falhas no entendimento. O grau de aceitação se eleva, tornando a aula movimentada durante todo o tempo.

IMG327-01.jpg

IMG325-01.jpgAtividade lúdica: abertura da aula com temas livres e discussões cotidianas.

IMG328-01.jpg

IMG329-01.jpg

Sendo assim, lançamos a proposta aos professores sobre o uso da trilha, onde a sua confecção pode ocorrer das formas mais simples, possibilitando o aluno de ter participação ativa e desencadear o interesse nas atividades em virtude do diferencial na metodologia. A trilha pode ser elaborada como riscos de giz no chão da sala ou pátio, com papelão ou até mesmo com a participação dos alunos na elaboração do material. As regras são simples, em sua maioria curiosidades para que os alunos não se sintam inibidos de participar, o que não vem a desapropriar o uso de perguntas para aguçar o raciocínio dos estudantes.

Uma boa proposta para unir o velho e o novo nas atividades escolares, trazendo o aluno para uma aula atraente, divertida e que enche de espontaneidade e interesse os alunos para uma aula agradável, atentando para o aprendizado continuado.

Grupo dos jogos didáticos- PIBID de História da UFRN CERES Caicó

Nenhum comentário:

Postar um comentário