Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - História/Caicó

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - História/Caicó

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ATIVIDADES COM O OS JOGOS DIDÁTICOS NA ESCOLA ESTADUAL CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM - UMA BREVE AVALIAÇÃO


Quando o Grupo dos Jogos didáticos ficou responsável em trabalhar com o lúdico em sala de aula pelo Subprojeto PIBID no CERES de Caicó, obteve-se a noção de como seria divertido trabalhar com tal metodologia, mas ao mesmo tempo surgiram as preocupações em produzir algo que não saísse da seriedade que seria explanar os conteúdos da disciplina de História, decorrendo pelo ano de 2010.

Na parte laboratorial dos jogos, pensou-se em possibilidades que explorassem as habilidades memorística, sem decoreba, e sim através da compreensão, da localização espacial, cronológica e dialética, além da atividade interacional dos alunos. Enfim, jogos que dessem uma nova visão as maneiras divertidas de trabalhar a disciplina de História.

Desta maneira, a equipe dos Jogos Didáticos avalia suas atividades no ano de 2010, e o uso dos seus jogos na escola EECCAM como tendo um grande aproveitamento por parte dos alunos, pois pelos nos relatos testemunhados por tal equipe, os alunos sempre agradeciam, e relatavam como estavam compreendendo de uma maneira fácil e divertida, por exemplo, a cronologia da História ao qual se trabalhou no início das atividades, além dos outros conteúdos que foram exercitados com o uso dos jogos.

No mais o grupo só tem a agradecer por todo o apoio dos professores e alunos para o desenvolvimento do projeto na escola EECCAM, além do companheirismo por parte dos demais bolsistas e colegas de trabalho e do coordenador do Subprojeto no CERES de Caicó, Émerson Neves da silva, sempre atencioso e prestativo para com o trabalho dos seus bolsistas. E Já adiantando que em 2011 o projeto continua na referida escola, e que o grupo dos Jogos Didáticos já está com diversas idéias de novos jogos e dinâmicas para levar para a sala de aula, seguindo o sentido de que se tem ainda muito a melhorar no repasse da disciplina de História.

O Grupo dos Jogos Didáticos



Um comentário:

  1. é isso aí galera... o grupo do lúdico na sala de aula ta super animado pra esse ano de 2011, qremos estigar, mais ainda, o ensino-aprendizado dos alunos, estimulando-os com novos saberes, de forma q,ao mesmo tempo q serão benefciados por fixarem os conteúdos de uma forma mais dinâmica tbm nos ensinaram a ser futuros bons docentes...essa é nossa meta...talvez não possamos mudar o mundo, mas concerteza qremos fazer a diferença... a começar pela EECCAM...espero animação e maior participação no ano q vem dos discentes em 2011, ta galera!!!...uhuuuu \o/ \o/ \o/

    ResponderExcluir